abusesaffiliationarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upattack-typeburgerchevron-downchevron-leftchevron-rightchevron-upClock iconclosedeletedevelopment-povertydiscriminationdollardownloademailenvironmentexternal-linkfacebookfiltergenderglobegroupshealthC4067174-3DD9-4B9E-AD64-284FDAAE6338@1xinformation-outlineinformationinstagraminvestment-trade-globalisationissueslabourlanguagesShapeCombined Shapeline, chart, up, arrow, graphLinkedInlocationmap-pinminusnewsorganisationotheroverviewpluspreviewArtboard 185profilerefreshIconnewssearchsecurityPathStock downStock steadyStock uptagticktooltiptwitteruniversalityweb

هذه الصفحة غير متوفرة باللغة العربية وهي معروضة باللغة Portuguese

المقال

28 يناير 2023

الكاتب:
Deutsche Welle (Brasil)

Brasil: Yanomamis sofrem da consequência da exploração ilegal do ouro; atividade afeta práticas alimentares, facilita a transmissão de doenças e os contamina com mercúrio

APIB

“Como pode o garimpo provocar mortes por desnutrição?”, 28 de Janeiro de 2023

...Os yanomami viviam em isolamento quase total até os anos 1980, quando foi encontrado ouro em seu território. Nas décadas seguintes, cerca de 40 mil garimpeiros ilegais invadiram a região, levando doenças como tuberculose e malária e poluindo os rios com o mercúrio utilizado na procura por ouro.

...Relatos apontam que 570 crianças morreram de desnutrição e doenças evitáveis durante os quatro anos do governo Bolsonaro, a quem Lula acusa de ignorar as atividades do garimpo ilegal e a situação de emergência humanitária.

Uma série de estudos realizados desde os anos 1990 aumentaram a conscientização a respeito dos efeitos negativos da extração ilegal de ouro sobe a população yanomami, de cerca de 30 mil pessoas.

Esses estudos demonstram como o garimpo está associado a tuberculose, malária, envenenamento por mercúrio e desnutrição.

Tuberculose

..Segundo a pesquisa, o primeiro caso registrado de tuberculose entre os yanomami ocorreu em 1965...a partir dos anos 1980, com a descoberta do ouro e o grande fluxo de pessoas para a região, que as infecções se espalharam a ponto de se tornarem epidêmicas.

Malária

Nas décadas seguintes ao início da exploração do ouro – e da extração ilegal de madeira...os pesquisadores observaram um aumento notável nos casos de malária entre os yanomami.

...pesquisadores descrevem duas razões para o aumento de casos da doença...a dificuldade das autoridades de saúde em controlar o vírus nas regiões de fronteira, o que pôde ser observado por meio dos casos vindos da Venezuela...extrativismo na região, incluindo o garimpo ilegal, como o responsável pela maior transmissão da doença...De 2016 a 2020, o número de garimpeiros aumentou na região. Ao mesmo tempo, o número de casos de malária subiu 1.090% nas áreas indígenas e 75.576% em áreas de garimpo, diz o estudo.

Envenenamento por mercúrio

...O depósito ilegal desse mercúrio no ambiente natural polui as áreas normalmente utilizadas pelos yanomami para caçar, pescar e colher, além de resultar na devastação de amplas regiões de floresta...

Desnutrição

Historicamente, os yanomami tiram seu sustento da terra...

"O problema é que os garimpeiros realmente destruíram a floresta", afirma Cristina Haverkamp, uma ativista alemã dos direitos humanos que trabalha com os yanomami há mais de 30 anos...deixam os locais sem vegetação e alagados, onde os yanomami não conseguem construir nada. Nessas áreas, toda a caça desapareceu e os peixes estão contaminados pelo mercúrio...

Falta de assistência médica

Um relatório da ONG Instituto Socioambiental intitulado Yanomami sob Ataque destaca que muitos dos males que afligem os yanomami são evitáveis e podem ser tratados com medicamentos e acesso a cuidados médicos.

No documento, eles afirmam que o garimpo ilegal bloqueou várias das pistas de pouso tradicionalmente utilizadas para levar assistência médica e medicamentos por meio de aviões e helicópteros...