abusesaffiliationarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upattack-typeburgerchevron-downchevron-leftchevron-rightchevron-upClock iconclosedeletedevelopment-povertydiscriminationdollardownloademailenvironmentexternal-linkfacebookfiltergenderglobegroupshealthC4067174-3DD9-4B9E-AD64-284FDAAE6338@1xinformation-outlineinformationinstagraminvestment-trade-globalisationissueslabourlanguagesShapeCombined Shapeline, chart, up, arrow, graphLinkedInlocationmap-pinminusnewsorganisationotheroverviewpluspreviewArtboard 185profilerefreshIconnewssearchsecurityPathStock downStock steadyStock uptagticktooltiptwitteruniversalityweb

This page is not available in English and is being displayed in Portuguese

Article

29 Sep 2022

Author:
Deutsche Welle (Brasil)

Brasil: País é líder em mortes de ambientalistas na última década

“Brasil é líder em mortes de ambientalistas na última década”, 29 de setembro de 2022

O Brasil é o líder em assassinatos de ambientalistas no mundo na última década. Das 1.733 mortes de defensores e defensoras do meio ambiente registradas no globo no período de 2012 a 2021, 342 ocorreram no país − quase 20% do total.

Os dados são da Global Witness... Segundo o levantamento, mais de 85% dos assassinatos no período aconteceram na Amazônia. A maior parte das vítimas eram indígenas ou negros.

...ao longo da década, o aumento da pressão sobre os recursos naturais e o desmantelamento de instituições brasileiras que atuam na área de direitos humanos podem ter influenciado o país a obter essa triste marca internacional, acrescenta.

Depois do Brasil, Colômbia (com 322 mortes), Filipinas (270) e México (154) são os países considerados mais violentos para ambientalistas na última década.

A situação, no entanto, pode ser pior do que a relatada. "Os dados sobre assassinatos não captam a verdadeira escala do problema. Dentro de alguns países, a situação dos defensores é difícil de avaliar, com restrições à liberdade de imprensa e a falta de monitoramento independente que geralmente leva à subnotificação", alerta a ONG.

No Brasil, a principal fonte de informação é a Comissão Pastoral da Terra (CPT). O órgão monitora a violência no campo há décadas e, desde 1985, divulga seu levantamento anual ao grande público...

Part of the following timelines

Brasil: Relatórios da Global Witness e Comissão Pastoral da Terra mostram que Brasil lidera o ranking de assassinatos de ambientalistas

10 years of killings: Global Witness new report shows dire state of land & environmental defenders across the globe