abusesaffiliationarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upattack-typeburgerchevron-downchevron-leftchevron-rightchevron-upClock iconclosedeletedevelopment-povertydiscriminationdollardownloademailenvironmentexternal-linkfacebookfiltergenderglobegroupshealthC4067174-3DD9-4B9E-AD64-284FDAAE6338@1xinformation-outlineinformationinstagraminvestment-trade-globalisationissueslabourlanguagesShapeCombined Shapeline, chart, up, arrow, graphLinkedInlocationmap-pinminusnewsorganisationotheroverviewpluspreviewArtboard 185profilerefreshIconnewssearchsecurityPathStock downStock steadyStock uptagticktooltiptwitteruniversalityweb

This page is not available in English and is being displayed in Portuguese

Article

9 Mar 2021

Author:
Leonardo Sakamoto, UOL

Brasil: Trabalhadores resgatados de carvoaria usavam livros didáticos como papel higiênico

Italvar Medina/MPT

“Resgatados de carvoaria em MG usavam livros didáticos como papel higiênico”, 05 de março de 2021

Uma operação...resgatou 66 pessoas do trabalho escravo...em uma carvoaria em Brasilândia de Minas (MG). Além de ter seus documentos retidos, o grupo estava em condições tão degradantes que usava as próprias roupas e folhas de livros didáticos descartados na ausência de papel higiênico.

...com a alta na demanda por parte de siderúrgicas, carvoarias passaram a aliciar pessoas de outras regiões do país. Esse é o terceiro resgate de trabalhadores em condições análogas às de escravo em carvoarias de Minas Gerais neste ano. A atividade foi o segundo maior palco de libertações de pessoas em 2020.

"Os trabalhadores estavam sendo colocados em frentes de trabalho sem as mínimas condições. E não havia nenhuma medida de prevenção ao coronavírus. Parecia que a pandemia não existia"…

A maioria dos trabalhadores encontrados pela fiscalização eram de municípios do Paraná. "Alguns foram aliciados em abrigos, pois haviam ficado desempregados durante a pandemia, o que mostra o nível de vulnerabilidade", explica o procurador do Trabalho Italvar Medina, vice-coordenador de erradicação do trabalho escravo do MPT, que participou da operação.

Os migrantes tiveram os documentos retidos pelo empregador, inclusive carteiras de trabalho (que não foram assinadas), RGs, CPFs, carteiras de habilitação, certificados de reservista, títulos de eleitor, certidões de nascimento e até um cartão bancário. A manutenção de documentos pessoais com os patrões é um dos elementos que mantém o vínculo forçado...

…Os alojamentos, de acordo com a fiscalização, eram precários. Não havia camas para todos. Em um deles, os trabalhadores dividiam espaço com um depósito de óleo diesel e gasolina, mas não haviam sido informados disso. E o grupo contava com fumantes.

Nos alojamentos, foram encontrados livros didáticos que haviam sido descartados sendo usados como substitutos de papel higiênico...