hide message

Welcome to the Resource Centre

We make it our mission to work with advocates in civil society, business and government to address inequalities of power, seek remedy for abuse, and ensure protection of people and planet.

Both companies and impacted communities thank us for the resources and support we provide.

This is only possible because of your support. Please make a donation today.

Thank you,
Phil Bloomer, Executive Director

Donate now hide message

Seminário do Jubileu Sul e parceiros: “Desmonte da Previdência social no Brasil: a quem interessa?"

Seminario Jubileu Sul Previdencia_credit_Jubileu Sul

27 a 29 de maio | Brasília-DF

É fato que convivemos no cotidiano com avanços e retrocessos no campo dos direitos sociais no Brasil. O desafio é assegurar os direitos conquistados no pacto constitucional de 1988, quando se inicia um novo ciclo democrático no país. No rumo de desconstruir essas conquistas, o atual governo enviou ao Congresso Nacional a PEC 6/2019, chamando de “Nova Previdência”, com dois objetivos centrais: reduzir as despesas públicas com previdência e assistência e estimular a financeirização e privatização da previdência pública.

Com o objetivo de apresentar à sociedade brasileira os mitos da PEC 6/2019, que atacam frontalmente os direitos de cidadania conquistados em 1988, inviabilizando a previdência social pública e deixando socialmente desprotegidos milhões de brasileiros e brasileiras, socializando com o público participante as verdades acerca da previdência social brasileira no contexto da seguridade social e apontando soluções, a Rede Jubileu Sul Brasil realizará de 27 a 29/05, em Brasília-DF (no Centro Cultural Missionário, no SGAN 905), o Seminário “Desmonte da Previdência Social no Brasil: a quem interessa?”...

O SINASEFE NACIONAL é um dos parceiros da realização deste Seminário, que também conta com os apoios da Via Campesina; da Plataforma Dhesca; da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político; do Fórum Sindical, Popular e da Juventude de Lutas por Direitos e Liberdades Democráticas; do Andes-SN; do Programa Direitos Sociais, Saúde e Seguridade Social; das Pastorais Sociais da CNBB; da Comissão Brasileira de Justiça e Paz; do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil; do Campo Unitário; e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Baixe aqui o arquivo que contém a ementa, o convite e a programação completa dos dois dias do Seminário.

O SINASEFE faz o convite às seções sindicais e bases que possam estar em Brasília-DF no período do Seminário (27 a 29 de maio) que participem dele. Neste evento compartilharemos conhecimentos, dados e informações suficientes para atuar na contra-argumentação da proposta da “Nova Previdência” defendida pelo governo Bolsonaro, tornando-se multiplicadoras na mobilização da sociedade para o necessário enfrentamento à contrarreforma da Previdência Social que está em tramitação no Congresso Nacional.