abusesaffiliationarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upattack-typeburgerchevron-downchevron-leftchevron-rightchevron-upClock iconclosedeletedevelopment-povertydiscriminationdollardownloademailenvironmentexternal-linkfacebookfiltergenderglobegroupshealthC4067174-3DD9-4B9E-AD64-284FDAAE6338@1xinformation-outlineinformationinstagraminvestment-trade-globalisationissueslabourlanguagesShapeCombined Shapeline, chart, up, arrow, graphLinkedInlocationmap-pinminusnewsorganisationotheroverviewpluspreviewArtboard 185profilerefreshIconnewssearchsecurityPathStock downStock steadyStock uptagticktooltiptwitteruniversalityweb

Cette page n’est pas disponible en Français et est affichée en Portuguese

Article

8 Oct 2021

Auteur:
Leonardo Sakamoto, UOL

Brasil: Número de pessoas resgatadas em condições de trabalho escravo já supera 2020

“Leonardo Sakamoto - Resgates de escravizados já batem os de 2020 e ganham a cara da pandemia”, 07 de outubro de 2021

O Brasil retirou da escravidão contemporânea 1.015 trabalhadores desde o início deste ano em 102 estabelecimentos. Ao todo, foram 234 operações para verificar a existência desse tipo de crime. Com isso, os números já ultrapassam o encontrado em todo o ano de 2020, com 936 libertados e 276 ações de fiscalização.

Minas Gerais foi o Estado com o maior número de fiscalizações (54) até agora, totalizando 420 trabalhadores resgatados. É seguido por São Paulo (135) e Goiás (102)... dados são da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência.

…Apesar do aumento no número de resgatados, ainda não é possível afirmar que o trabalho escravo cresceu no país do ano passado para cá, apenas que o número de resgates é maior...

O recorde de libertados ocorreu no ano de 2007, com 6.025 pessoas, quando ocorreram grandes resgates em fazendas de cana de açúcar, que usam muita mão de obra.

…Desde 1995, 56.722 foram resgatados da escravidão, de acordo com dados do Radar SIT - Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil, organizado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho.

Porém, é consenso entre os pesquisadores e organizações que atuam nessa área que houve impacto da pandemia no aumento da vulnerabilidade da população em risco e, por conseguinte, no crescimento do trabalho escravo. O quanto é que ainda precisa ser mensurado…