abusesaffiliationarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upattack-typeburgerchevron-downchevron-leftchevron-rightchevron-upClock iconclosedeletedevelopment-povertydiscriminationdollardownloademailenvironmentexternal-linkfacebookfiltergenderglobegroupshealthC4067174-3DD9-4B9E-AD64-284FDAAE6338@1xinformation-outlineinformationinstagraminvestment-trade-globalisationissueslabourlanguagesShapeCombined Shapeline, chart, up, arrow, graphLinkedInlocationmap-pinminusnewsorganisationotheroverviewpluspreviewArtboard 185profilerefreshIconnewssearchsecurityPathStock downStock steadyStock uptagticktooltiptwitteruniversalityweb

Cette page n’est pas disponible en Français et est affichée en Portuguese

Réponse de l'entreprise

20 Mai 2021

Resposta da Equinox Gold's para a réplica

...De acordo com nossa resposta anterior datada de 14 de abril de 2021, de 23 a 25 de março, a região noroeste do estado do Maranhão, Brasil, recebeu chuvas excepcionalmente fortes (mais de 450 mm), descritas como um evento de chuva decamilenar (1 a cada 10.000 anos)....

O transbordamento continua a ser relatado incorretamente por alguns meios de comunicação independentes como um rompimento da “barragem de rejeitos”. Não houve rompimento da barragem de rejeitos. O evento de fortes chuvas e as inundações regionais resultantes não tiveram impacto nas estruturas operacionais da mina, incluindo nossas cavas, barragem de rejeitos e pilhas de estéril, que permanecem intactas e operando normalmente. Esses fatos foram confirmados pelos órgãos reguladores publicados no site da Agência Nacional de Mineração do Brasil. Um relatório técnico de uma empresa contratada independente também confirmou que não houve liberação de “produtos químicos tóxicos” da mina, como alegado em alguns artigos.

...Embora a estação de tratamento de água estivesse funcionando poucos dias após a instalação dos filtros renovados, recebemos feedback da comunidade de que a capacidade de armazenamento e a atual estação de tratamento de água não são suficientes para as necessidades da comunidade. Para apoiar a comunidade e garantir que cada família tenha acesso a água potável até que esses problemas sejam resolvidos, instalamos tanques de armazenamento de água em toda a Vila e estamos entregando água potável por caminhão, e continuamos a entregar água mineral em galões para suplementar o abastecimento da comunidade.

...Estamos nos comunicando regularmente com os membros da comunidade e o governo local para mantê-los informados sobre nossos esforços para melhorar o acesso da comunidade à água e continuar a trabalhar em estreita colaboração com os líderes comunitários, agências governamentais e reguladores para garantir que nossas medidas estejam alinhadas com as necessidades a longo prazo da comunidade.

Chronologie