abusesaffiliationarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upattack-typeburgerchevron-downchevron-leftchevron-rightchevron-upClock iconclosedeletedevelopment-povertydiscriminationdollardownloademailenvironmentexternal-linkfacebookfiltergenderglobegroupshealthC4067174-3DD9-4B9E-AD64-284FDAAE6338@1xinformation-outlineinformationinstagraminvestment-trade-globalisationissueslabourlanguagesShapeCombined Shapeline, chart, up, arrow, graphLinkedInlocationmap-pinminusnewsorganisationotheroverviewpluspreviewArtboard 185profilerefreshIconnewssearchsecurityPathStock downStock steadyStock uptagticktooltiptwitteruniversalityweb

这页面没有简体中文版本,现以Portuguese显示

文章

2020年9月22日

作者:
Você S/A

Trainee para negros: por que essa prática causa tanta polêmica?

Foi com incômodo que alguns grupos receberam a notícia...de que o Magazine Luiza lançou um programa de trainee exclusivo para profissionais negros, focado em desenvolvimento para liderança. Desde então, o projeto vem sendo alvo de críticas nas redes sociais por pessoas que acreditam ser essa uma iniciativa “racista” e ilegal.

...Mesmo sob ataques, Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração da Magazine Luiza reforçou...o compromisso da companhia com o programa da trainee exclusivo para negros e que “não irá desistir da iniciativa”.

...Frederico Trajano, presidente da companhia, disse que embora a Magalu tenha 40.000 funcionário e metade deles seja negro ou pardo, apenas 16% da liderança é de afrodescendentes. “Para uma empresa que prega o valor das pessoas e da diversidade, seria uma hipocrisia fechar os olhos e assumir que não há alguma coisa errada”

...Mas por que iniciativas como essa, que também foram tomadas por outras companhias, como Bayer, P&G, Ambev e Accenture, causam tanto incômodo? Para compreender os motivos, é preciso entender o que há por trás do racismo brasileiro.

...O Brasil hoje é um país predominantemente negro – em levantamento realizado pelo IBGE em 2018, cerca de 56% da população se identifica como preta ou parda. Apesar de compor a maioria, negros enfrentam dificuldades de se inserir no mercado de trabalho como mostra um outro levantamento do mesmo ano, que constatou que quase 70% dos cargos de liderança no país são ocupados por brancos e 66,1% da força de trabalho preta ou parda é subutilizada no Brasil...

时间线