abusesaffiliationarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upattack-typeblueskyburgerchevron-downchevron-leftchevron-rightchevron-upClock iconclosedeletedevelopment-povertydiscriminationdollardownloademailenvironmentexternal-linkfacebookfilterflaggenderglobeglobegroupshealthC4067174-3DD9-4B9E-AD64-284FDAAE6338@1xinformation-outlineinformationinstagraminvestment-trade-globalisationissueslabourlanguagesShapeCombined Shapeline, chart, up, arrow, graphLinkedInlocationmap-pinminusnewsorganisationotheroverviewpluspreviewArtboard 185profilerefreshIconnewssearchsecurityPathStock downStock steadyStock uptagticktooltiptriangletwitteruniversalitywebwhatsappxIcons / Social / YouTube

這頁面沒有繁體中文版本,現以Portuguese顯示

文章

2023年3月2日

作者:
Brasil de Fato

Brasil: Fazenda de cana de açúcar é flagrada com mão de obra escrava em São Paulo; açúcar é fornecido para a Caravelas

“Fazenda que fornece cana para açúcar Caravelas é flagrada com mão de obra escrava em SP”, 02 de março de 2023

Os 32 trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão em um canavial da zona rural de Pirangi (SP), no fim de janeiro, prestavam serviço para a Colombo Agroindústria S/A, que produz o açúcar refinado Caravelas.

...os trabalhadores foram aliciados no estado de Minas Gerais...por representantes de uma empresa que presta serviço de capina e replante de mudas para uma fazenda que é fornecedora da gigante do ramo açucareiro...

A produtora do Caravelas, contratante da empresa terceirizada, está em negociação para assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública da União. A terceirizada, por sua vez, já assinou o TAC, comprometendo-se a sanar as irregularidades trabalhistas encontradas nos locais fiscalizados e garantir o retorno dos trabalhadores aos seus locais de origem.

Os trabalhadores foram encontrados em situação de servidão por dívida e em condições degradantes de trabalho e de moradia, dois dos elementos que tipificam a escravidão contemporânea, com base no artigo 149 do Código Penal.

... a Colombo publicou, na conta da marca Caravelas no Instagram, uma resposta ao conteúdo da matéria.

...

...[“] Segue nosso posicionamento oficial e enviado antes da publicação ao Site:

"A Colombo Agroindústria S/A é uma empresa com mais de 80 anos de existência e sempre reconhecida e zelosa com o cumprimento das leis e sua atuação sempre foi marcada pelo respeito aos funcionários e prestadores de serviços, à comunidade, ao meio ambiente e à sociedade em geral.

Seus princípios fazem parte de sua política de responsabilidade social que são públicos e rigorosamente observados por toda a empresa...

...a Colombo enviou por email uma segunda nota em resposta à matéria. Leia abaixo:

Respeitando colaboradores, acionistas, clientes e comunidade, a Colombo Agroindústria S/A vem a público esclarecer que não compactua com qualquer atividade trabalhista ilegal.

Esclarecemos que a R Pereira Serviços de Plantio foi contratada de maneira regular, em total conformidade com a lei e sua execução, e sob condições contratuais onde as obrigações trabalhistas, de segurança do trabalho, fiscais, ambientais, entre outras, foram rigorosamente observadas no momento da efetivação do contrato.

Com base na nossa política de compliance, ao tomar conhecimento dos fatos, cobramos providências imediatas da R Pereira Serviços de Plantio e instalamos sindicância, administrada por empresa independente, para apurar os fatos que tão logo sejam esclarecidos serão divulgados publicamente...