Brasil: OCDE formaliza convite para Brasil ingressar na organização; Parlamento europeu e ONGs exigem compromisso ambiental por parte do país
wiki commons
Após quase cinco anos, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) oficializou o convite ao Brasil para sua entrada, cujo processo pode durar de dois a cinco anos. No entanto, há alguns requisitos que os países devem cumprir para serem admitidos, como melhorar o desempenho ambiental das operações e construções do governo, promover políticas públicas verdes e criar mecanismos de monitorar o processo.
Organizações brasileiras e internacionais de direitos humanos pedem que OCDE exija que o Brasil adote reformas práticas no campo dos direitos humanos, governança e meio ambiente para a adesão do País ao bloco, assuntos dentro da pauta ESG.
Países europeus entendem que para atrair investimentos, garantir acesso a mercados externos, ter uma postura de protagonista em debates diplomáticos ou simplesmente evitar um processo internacional, o Brasil terá de demonstrar compromisso e medidas concretas para a redução do desmatamento no país.