Brasil: Relatório avalia supostos impactos de usina siderúrgica da Ternium na saúde da população local
"Relatório internacional aponta que siderúrgica em Santa Cruz, no Rio, polui ar da região de maneira ‘devastadora’", 17 de setembro de 2024
...Um relatório internacional concluiu que a siderúrgica Ternium, produtora de aço, que fica em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, emite poluentes de maneira devastadora na região.
No bairro João XVIII, os moradores reclamam que o pó preto invade as casas, se acumula em pátios e deixa os móveis sujos. A siderúrgica existe desde 2010. Na época, a fábrica chegou a produzir uma fuligem conhecida como Chuva de Prata.
Em 2017, a siderúrgica foi vendida para a Ternium, que afirma ser a maior fabricante de aço da América Latina.
A poluição produzida foi analisada em um relatório feito pelo Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (Crea), organização internacional com sede na Finlândia.
O estudo revela que as emissões contribuem para a degradação ambiental e vem causando graves problemas de saúde na população da Zona Oeste do Rio...
O relatório estima, com base nas emissões de poluentes declarados pela própria empresa, que a poluição já produziu 300 novos casos de asma em crianças e cerca de 1,2 mil mortes por derrames, infecções respiratórias, câncer de pulmão e diabetes.
...[A]...emissão estaria bem acima do permitido pela OMS...