abusesaffiliationarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upattack-typeburgerchevron-downchevron-leftchevron-rightchevron-upClock iconclosedeletedevelopment-povertydiscriminationdollardownloademailenvironmentexternal-linkfacebookfiltergenderglobegroupshealthC4067174-3DD9-4B9E-AD64-284FDAAE6338@1xinformation-outlineinformationinstagraminvestment-trade-globalisationissueslabourlanguagesShapeCombined Shapeline, chart, up, arrow, graphLinkedInlocationmap-pinminusnewsorganisationotheroverviewpluspreviewArtboard 185profilerefreshIconnewssearchsecurityPathStock downStock steadyStock uptagticktooltiptwitteruniversalityweb

This page is not available in English and is being displayed in Portuguese

Article

13 Oct 2022

Author:
Folha de São Paulo

Brasil: Fabricante do setor têxtil constrange funcionários a votar em Bolsonaro

“Gigante do setor têxtil é acusada de constranger funcionários a votar em Bolsonaro”, 13 de outubro de 2022

O Ministério Público do Trabalho notificou a Altenburg, fabricante de travesseiros e roupa de cama...após denúncia de funcionários de que estariam sofrendo assédio da direção da empresa para votar em Jair Bolsonaro...

Na peça, o MPT alerta a Altenburg a não pressionar seus funcionários a realizar manifestação política em favor ou desfavor de qualquer candidato ou partido. Também pede que a direção divulgue o conteúdo da notificação em grupos de WhatsApp, e-mails e cartazes da empresa, com objetivo de reforçar aos funcionários que eles têm direito de escolher livremente candidatos a cargos eletivos e que é ilegal exercer coação política.

Em 30 de setembro, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau (Sintrafite) enviou carta ao MPT detalhando denúncias de funcionários de que o proprietário da empresa, Rui Altenburg, havia mandado interromper a produção para reunir os trabalhadores e fazer um discurso com críticas a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e exaltação a Jair Bolsonaro.

...teria dito que os empregos dos funcionários dependeriam de vitória do atual presidente. Em sua fala, o empresário também teria feito considerações "desrespeitosas e inverídicas" sobre Lula.

...Caso a Altenburg não cumpra as recomendações, o MPT alerta que poderá convocar os representantes da empresa para prestar outros esclarecimentos e assinar termo de ajustamento de conduta ou propor ação judicial.

Em nota enviada à coluna, a Altenburg nega a ocorrência de suposto assédio eleitoral e diz que a notificação do MPT será respondida.

"É importante destacar que, em encontro realizado com colaboradores, foi abordada a importância do voto e do comparecimento às urnas, respeitando a individualidade e o direito ao voto que é secreto. O ato realizado pela empresa foi em nome da civilidade", afirma o texto.

...O caso se soma a outras acusações de assédio políticos dentro de empresas denunciados na atual campanha...

Timeline