abusesaffiliationarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upattack-typeburgerchevron-downchevron-leftchevron-rightchevron-upClock iconclosedeletedevelopment-povertydiscriminationdollardownloademailenvironmentexternal-linkfacebookfiltergenderglobegroupshealthC4067174-3DD9-4B9E-AD64-284FDAAE6338@1xinformation-outlineinformationinstagraminvestment-trade-globalisationissueslabourlanguagesShapeCombined Shapeline, chart, up, arrow, graphLinkedInlocationmap-pinminusnewsorganisationotheroverviewpluspreviewArtboard 185profilerefreshIconnewssearchsecurityPathStock downStock steadyStock uptagticktooltiptwitteruniversalityweb

This page is not available in English and is being displayed in Portuguese

Article

9 Sep 2022

Author:
Caio Magri, Neofeed

Brasil: Instituto Ethos lança Guia de Responsabilidade Social das Empresas do Processo Eleitoral de 2022

“ARTIGO: As empresas devem participar das eleições”, 11 de setembro de 2022

As empresas e suas lideranças têm responsabilidades para assumir seu papel de agentes de mobilização social, com apoio a atos pacíficos em defesa da democracia, da justiça e das eleições coordenadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

...A discussão sobre a defesa e a consolidação da democracia tornou-se prioritária, mas deveríamos estar debatendo projetos para o país que queremos já e no futuro. As empresas têm papel importante nesse debate.

...o Instituto Ethos acaba de lançar o Guia de Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral 2022...O Ato pela Democracia realizado no dia 11 de agosto em diversos locais do país mobilizou a sociedade civil, entidades e instituições, e foi um passo importante e histórico...Setores empresariais se fizeram representar por meio de associações, como a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ABIOVE e outras, que aderiram à carta “Pela Democracia e Pela Justiça”.

A atuação da iniciativa privada em uma ação transversal, de interesse público e em diálogo com trabalhadores e sociedade civil é necessária para impulsionar o crescimento do país e é praticar efetivamente a responsabilidade social empresarial nas dimensões ASG (Ambiental, Social e Governança).

...O papel das empresas é fundamental. Tem o sentido de apoiar causas que fomentam uma sociedade mais justa e sustentável, alinhadas a projetos perenes como, por exemplo, a agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a própria agenda ASG.

...assumir compromissos com agendas transversais ou ações coletivas relacionadas a políticas públicas para reduzir as desigualdades de gênero e raciais, iniciativas contra o desmatamento, ações de combate ao trabalho análogo à escravidão, agenda climática com redução de emissão de carbono. Ou, ainda, projetos locais, com apoio e investimentos em determinados setores da economia ou regiões e territórios...

Para assistir o lançamento acesse aqui

Timeline